You are here: Home Unesp é contemplada em Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Ação, inserida no programa Observatório da Educação, envolve três universidades públicas.
Document Actions

A Unesp, por intermédio se sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação, foi contemplada na chamada pública do Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Edital nº. 49/2012) com o projeto Acessibilidade no ensino superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão.

Trata-se de um projeto de pesquisa em rede aprovado pela Capes - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior e o impacto dessas políticas na formação docente e na produção de mídias instrumentais.

Os produtos midiáticos decorrentes da pesquisa serão oferecidos para veiculação  em canais de TV, Web-TV e de radio ligados à Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) e à Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).

Esse projeto se dá num contexto em que tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das metas principais dos profissionais que pesquisam e legislam sobre o direito básico do acesso à Educação.

O projeto envolve a participação de três universidades públicas: Unesp, na condição de proponente, em colaboração a UFSC/SC e UFJF/MG, constituídas como Núcleos de desenvolvimento da pesquisa.

A iniciativa conta com a colaboração de pesquisadores vinculados a diferentes programas de Pós-Graduação, nas áreas da Educação, Psicologia, Linguística e Comunicação, das seguintes universidades: Unesp (Araraquara, Bauru e Marília), UFSC/SC, UFJF/MG, UEM-PR, UEL-PR, UnB-DF, USP/Ribeirão Preto-SP e UFSCar-SP.

O projeto é coordenado pela professora Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, e conta com a participação da professora Lúcia Pereira Leite, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

“É notório observar que o ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Destarte, analisar como as políticas públicas, os programas de formação de professores e as mídias comunicacionais discutem e concebem a eliminação das barreiras de acessibilidade na Universidade se constituirão os principais eixos de investigação desta pesquisa, cujas ações serão desenvolvidas com apoio do Centro de Formação, Extensão e Pesquisa em Inclusão - CEFEPI, da Unesp de Marília”, informa Sandra.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ccbBMpXyomI&feature=youtu.be

Fonte: http://www.unesp.br/portal#!/noticia/10580/unesp-e-contemplada-em-projeto-acessibilidade-no-ensino-superior/